Foto: Renan Mattos (Diário)
Hoje, boa parte dos trabalhadores com carteira assinada deve receber a primeira parcela do 13º salário. Até 20 de dezembro, quando será paga a segunda parcela, a estimativa é que sejam injetados, na economia de Santa Maria, pelo menos R$ 160 milhões, se contar projeções salariais da iniciativa privada, de aposentadorias do INSS e de setores públicos, como Exército, Aeronáutica, UFSM, prefeitura e Judiciário, estimou o economista da CDL Santa Maria Alexandre Reis. Os números poderiam ser maiores se o governo do Estado não estivesse atrasando salários.
Estado deposita penúltima parcela do 13º salário de 2017 nesta sexta-feira
Segundo ele, em 2016, a estimativa chegava a R$ 168 milhões. Se for computada a inflação oficial dos últimos dois anos, que foi baixa, e considerado que o desemprego está um pouco maior, é possível que o total a ser pago com o 13º salário tenha caído um pouco.
De qualquer forma, como a indústria teve leve crescimento e o PIB deve fechar 2018 com alta de 1,39% no país, a expectativa, segundo Reis, é que as compras de Natal tenham crescimento e sejam melhores do que em 2017.
- Estamos fazendo pesquisa com lojistas, mas as primeiras impressões da Black Week é que aumentaram as vendas, o que é um bom sinal para o Natal - diz.
Em duas semanas, preço da gasolina baixa 13 centavos em Santa Maria
Para Reis, o endividamento das famílias e das empresas, ainda altos, e o crescimento das compras online atrapalham o crescimento nas vendas na cidade. Porém, mesmo que parte dos trabalhadores use o 13º para quitar débitos com lojas ou bancos, isso trará efeito a médio prazo, pois, em breve, essas pessoas vão voltar a consumir mais. Outra parcela usará o 13º para as contas de início de ano, como IPTU, IPVA e material escolar.